Powered By Blogger

Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de março de 2009

Simplicidade de caráter é o resultado natural da reflexão profunda...


...Eu ia mendigando de porta em porta pelo caminho da aldeia, quando a sua carruagem apareceu ao longe, como um sonho.
Eu me perguntei, maravilhado, quem seria aquele rei de reis. Minhas esperanças voaram até o céu e pensei que meus dias ruins haviam terminado. A sua generosidade me tiraria da pobreza.
A carruagem parou ao meu lado. Você me olhou e desceu sorrindo. Senti que a felicidade chegara para mim, finalmente. E de repente você me estendeu sua mão, dizendo-me: você pode me dar alguma coisa?
E eu fiquei pensando. Que idéia, pedir a um mendigo! Eu estava confuso e não sabia o que fazer. Por fim, tirei devagar do meu casaco um grãozinho de trigo e o dei a você.
Que surpresa a minha quando, ao esvaziar o meu casaco, à noite, encontrei um grão de ouro entre os grãos de trigo!... Quão amargamente chorei por não ter dado a você tudo o que eu tinha!
*R.Tagore*

Prá mim...
Essa é a moral da história:
A consciência avisa-nos como amigo...
Assim como as pedras preciosas são tiradas da terra, a virtude surge dos bons atos e a sabedoria nasce da mente pura e tranqüila. Para se andar com segurança, nos labirintos da vida humana, é necessário que tenhamos como guias a luz da sabedoria e da virtude... Uma riqueza real!

Nenhum comentário:

Postar um comentário